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Programa CICLO DE FORMAÇÃO DE TRÊS ANOS

INTERNATIONAL BIOCENTRIC FOUNDATION. Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro de Lisboa. Programa Único de Formação do Professor de Biodanza. ©Copyright by Rolando Toro Araneda. Diretor: António Sarpe. Coordenadora: Irina Oliveira

Índice

PROGRAMA ÚNICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE BIODANZA

  1. Definição e Modelo Teórico da Biodanza
  2. Inconsciente Vital e Princípio Biocêntrico
  3. A Vivência
  4. Aspectos Biológicos da Biodanza
  5. Aspectos Fisiológicos da Biodanza
  6. Aspectos Psicológicos da Biodanza
  7. Antecedentes Míticos e Filosóficos da Biodanza
  8. Identidade e Integração
  9. Transe e Regressão
  10. Contacto e Carícias
  11. Movimento Humano
  12. Vitalidade
  13. Sexualidade
  14. Criatividade
  15. Afectividade
  16. Transcendência
  17. Mecanismos de Acção da Biodanza

18 – Educação Biocêntrica

19 – Aplicações e Extensões da Biodanza

20 – Biodanza Ars Magna

21 – Metodologia I (Semântica Musical)

22 – Metodologia II (A Sessão de Biodanza)

23 – Metodologia III (A Sessão de Biodanza – Continuação)

24 – Metodologia IV (Curso Semanal e Maratona de Biodanza)

25 – Metodologia V (O Grupo de Biodanza)

26 – Metodologia VI

27 – Metodologia VII

PROGRAMA ÚNICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE BIODANZA

1 – Definição e Modelo Teórico da Biodanza

Capítulo I: Definição de Biodanza

  • Definição de Biodanza
  • Conceitos Estruturais da Biodanza
  • Biodanza: Psicoterapia e Educação
  • Estudo Diferencial entre Biodanza e outros Sistemas Terapêuticos
  • Biodanza no Contexto das Terapias
  • Bibliografia

Capítulo II: Modelo Teórico da Biodanza

  • Conceito de “Modelo” nas Ciências
  • Evolução dos Modelos Teóricos
  • Origem do Modelo Teórico da Biodanza
  • Evolução do Modelo Teórico da Biodanza
  • Protovivências
  • Linhas de Vivências
  • Eco-factores
  • Estrutura do Modelo Teórico da Biodanza
  • Expressão Genética
  • Co-factores
  • Regressão no Modelo Teórico da Biodanza
  • Regresso à Origem
  • Nomenclatura do Modelo Teórico da Biodanza
  • Esquema: Ecologia Humana: “Integração” nas Linhas de Vivência
  • Esquema do Modelo Teórico da Biodanza
  • Descrição do Modelo Teórico da Biodanza (1998)

2 – Inconsciente Vital e Princípio Biocêntrico

Capítulo I: O Inconsciente Vital

  • Conceito de Inconsciente Vital
  • Inconsciente Vital e Humor Endógeno
  • Mudanças de Humor e Variações de Estrógenos
  • Inconsciente Vital e Doença
  • Princípio Biocêntrico
  • A Teoria de Santiago
  • Esquema “Duas Vertentes Filosóficas no Conceito de Inconsciente Vital”
  • O Pacto Prévio
  • A Música e o Humor Endógeno
  • A Pintura como Espelho do Humor
  • Holograma e Inconsciente Vital
  • Substâncias Enteógenas e Inconsciente Vital
  • Esquema “Fatores que Influenciam Negativamente o Inconsciente Vital”
  • Esquema “Fatores que Influenciam a Vitalidade do Inconsciente Vital”
  • O Desejo de Viver
  • Esquema “Manifestações do Inconsciente Vital”
  • Filhos das Estrelas

Capítulo II: O Princípio Biocêntrico

  • O Princípio Biocêntrico
  • A Sacralidade da Vida
  • Reflexão sobre os Valores da Nossa Cultura
  • Quatro Vertentes Culturais
  • Esquemas Comparativos entre a Cultura Ocidental e uma Nova Civilização
  • Cultura Consciencializada e Cultura Biocêntrica
  • Concepção do Apocalipse
  • Conceitos Teóricos de Valor Heurístico

3 – A Vivência

  • Definição de Vivência
  • Prioridade das Vivências na Biodanza
  • Características das Vivências
  • Fisiologia das Vivências
  • Embriologia das Vivências
  • Protovivências
  • As Linhas de Vivência
  • Relação das Vivências com o Comportamento e a Experiência Vivida
  • Principais Exercícios de cada Linha de Vivência
  • Relações entre as Linhas de Vivência
  • Integração
  • O Gozo de Viver
  • Níveis de Integração
  • Características das Combinações
  • Epistemologia da Vivência
  • Relatos da Vivência

4 – Aspetos Biológicos da Biodanza

  • Princípios Universais do Vivente
  • Filiação Biológica do Vivente
  • Auto organização. Conceito de Autopoiesis
  • Novas Ideias sobre Evolução
  • Invariância Reprodutiva
  • Seletividade. Relação com o Ambiente
  • Diferenciação
  • Memória
  • Auto regulação
  • Características Especiais de Alguns Processos Biológicos da Vida Humana
  • Existe Progresso Biológico?

5 – Aspetos Fisiológicos da Biodanza

  • Introdução: “O Corpo como Holograma”.
  • O Sistema Integrador – Adaptativo – Límbico – Hipotalâmico
  • Sistemas de Integração
  • Sistema Nervoso Neurovegetativo
  • Ação do Sistema Nervoso Autónomo
  • Sistema Imunológico
  • O Sistema Neuro–Endócrino–Imunitário
  • O Sistema Endócrino
  • Efeitos da Biodanza sobre o SN – SE – SI
  • Bibliografia

6 – Aspetos Psicológicos da Biodanza

 Introdução

 Antecedentes Psicológicos da Biodanza: Freud, Jung, Reich, Lacan, Bachelard, Fornari, Rogers, Hillman

 Escala de Desenvolvimento do Instinto à Emoção

 Teoria dos Instintos

 Biodanza: o Resgate dos Instintos

 Auto avaliação segundo o Esquema dos Instintos

 As Emoções: Para uma Fenomenologia das Emoções

 Origem Biológica e Desenvolvimento Primal das Emoções

 O Córtex Cerebral e a Região Límbico-Hipotalâmica

 Centros Neurológicos das Emoções

 Experiências sobre Emoção e Expressão

 Estudos Antropológicos

 Neurofisiologia e Psicologia das Emoções

 Psicologia das Emoções

 Expressão das Emoções em Psicoterapia

 Expressão das Emoções pelo Choro

 Sorriso Verdadeiro e Sorriso Falso

 Respostas Psicossomáticas às Emoções

 Emoção e Doenças Psicossomáticas

 Considerações Antropológicas sobre a Agressividade e a Violência

 Reflexões sobre Emoções e Ecologia

 Bibliografia

7 – Antecedentes Míticos e Filosóficos da Biodanza

 Introdução

 Aplicação dos Mitos e Arquétipos no Sistema da Biodanza

 Os Mitos de Morte e Ressurreição, Identificação do Homem com a Natureza

 Antecedentes Filosóficos

 Heráclito, Filósofo do Eterno Devir

 O Pensamento de Heráclito e o Princípio Biocêntrico

 Epílogo

 Bibliografia

8 – Identidade e Integração

 Introdução

 Definição da Identidade

 Diversas Concepções sobre Identidade

 A Vivência de Estar Vivo

 A Consciência de Si Mesmo

Esquema Dinâmico da Identidade

 Auto-estima e Auto-imagem

 Identidade Normal

 Auto avaliação da Identidade

 Identidade Patológica

 Identidade e Vínculo

 Identidade Sexual e Roles

 Identidade e Amor

 Identidade e Música

 Identidade e Altercação

 Identidade e Diversidade

 Identidade e Consciência Cósmica

 Identidade e Biodanza

 Biodanza, Expansão da Identidade

 Integração

 Psicopatologia da Dissociação

9 – Transe e Regressão

 Conceito de Transe

 Conceito de Regressão

 Distintos Tipos de Transe (Esquema)

 Exercícios para Cinco Níveis de Transe em Biodanza

 O Transe Poético

 Indicações

10 – Contacto e Carícias

 Introdução

 Conceito de “Contacto”

 A Carícia

 Aproximação e Contacto em Feed-Back

 Qualidade do Contacto

 Fenomenologia da Carícia

 Reconhecimento Corporal e Acariciamento

 Respostas de Inibição e Repressão

 Sobre a Forma da Carícia

 Fundamento das Terapias de Contacto

 Princípios do Encontro Corporal

11 – Movimento Humano

 Ciência e Movimento

 Descrição do Modelo Sistémico do Movimento

 Categorias do Movimento

 O Movimento Humano

 O Sistema Nervoso Autónomo

 Ritmos Orgânicos e Motricidade

 Psico-diagnóstico de Kinesias

 Movimento em Câmara Lenta

 Marcha como Expressão Existencial

 A Postura Corporal

 O Essencial na Reabilitação

 O Corpo é uma Expressão Existencial

12 – Vitalidade

 Definição de Vitalidade

 Ligação à Vida

 Índices de Vitalidade

 Pressão Arterial

 Respiração

 Auto-regulação da Temperatura

 Resposta Imunológica

 O Sistema Neuro-Endócrino-Inunitário

 O Culto do Corpo

 O alcance de uma Visão Integral da Vitalidade

 Bibliografia

Obs.: Deverão fazer parte do Programa Vivencial deste tema, os exercícios específicos da Linha da Vitalidade.

13 – Sexualidade

 Definição de Sexualidade

 A Vivência Sexual e o Inconsciente Vital

 Evolução da Sexualidade Adulta mediante a Biodanza

 O Desejo na Génese do Prazer

 O Corpo: Fonte de Prazer

 Masturbação

 Procura Persistente do Prazer do Movimento

 Desde a Fonte Instintiva até à Integração

 Impulso Sexual e Identidade

Fetiche e Âmnio

 Erotismo Indiferenciado e Diferenciado

 Escolha do Par: Decisão ou Preferência

 Amor Exclusivo e Amor Ao Mundo

 O Par Ecológico

 Bases Fisiológicas

 Hormonas e Neuromoduladores da Sexualidade

 Alterações Fisiológicas durante a Aproximação Sexual

 Curvas do Orgasmo Masculino e Feminino

 Fecundação

 Aspetos Míticos e Antropológicos

 Vagina e Falo como Expressões Cósmicas

 Função Ritual da Orgia

 A Revolução Sexual

 Idealismo e Genitalização

 Esquema sobre Valores Culturais Castradores

 Esquema sobre a Repressão – Libertação

 Transtornos da Sexualidade

 Tabela sobre Transtornos da Sexualidade na Mulher

 Tabela sobre Fatores Determinantes da Patologia Sexual

 Tabela de Sintomas para o Diagnóstico da Sexualidade

 Pautas para Conhecer a Qualidade da Identidade Sexual

 Biodanza e Sexualidade

 Efeitos da Biodanza na Vivência Sexual

 Exercícios da Linha da Sexualidade e os seus Efeitos

 Progressividade

 Leituras Recomendadas

Obs.: Deverão fazer parte do Programa Vivencial deste tema, os exercícios específicos da Linha da Sexualidade.

14 – Criatividade

 Definição de Criatividade

 Esplendor Criativo

 A Criatividade: Uma Função Natural

 Criatividade Existencial

 Repressão Da Criatividade

 Aspetos Biológicos Da Função Criativa

 A Criatividade como Expressão de Superabundância

 Biodanza e o Desenvolvimento da Função Criativa

 Linha da Criatividade: Patologia e Prescrições

 A Criatividade e o Modelo Teórico

 A Dança da Criação

 Expressão Artística

 Arte e Princípio Biocêntrico

 Ver e Amar

 Grafismo Infantil

 Biodanza, Desenho e Pintura

 Biodanza e Poesia

 Biodanza e Expressão em Argila

 Expressão de Sensações Cenestésicas e Vivências através da Argila

 Criatividade a partir da Vivência

 Danças Criativas

 Dança e Estilos de Pintura

 Como Criar uma Canção

 Nós Somos A Mensagem

Obs.: Deverão fazer parte do Programa Vivencial deste tema, os exercícios específicos da Linha da Criatividade.

15 – Afetividade

 Definição da Afetividade (Mundo Dos Sentimentos)

 Para uma Fenomenologia da Afctividade.

 Renovação Biológica e Reprogressão.

 Aspectos Biológicos da Afetividade.

 Componentes Estruturais da Afetividade.:

1. Identidade.

2. Nível De Consciência.

3. Nível De Comunicação.

4. Eco-factores e Antecedentes Biográficos

 A Afetividade é a Inteligência Biocósmica.

 Alexitimia: Emoções Geradoras de Confusão.

 Alexitimia e Biodanza.

 Patologia da Afetividade.

 A Auto-Opressão

 Afetividade e argumentos de Vida Patológicos.

 Afetividade e Auto-regulação.

 Percepção Estética do “Outro”

 Importância do Abraço

 Modelo de Encontro

 Índices de Afetividade

 Sofrimento e Felicidade

 Do Sofrimento à Plenitude

 Fundamentos da Ecologia Humana

 A Amizade

 A Ética, Um Absoluto Humano

 Bibliografia

Obs.: Deverão fazer parte do Programa Vivencial deste tema, os exercícios específicos da Linha da Afetividade.

16 – Transcendência

 Conceito de Transcendência

 Transe e Regressão

 Indução do Transe na Biodanza

 Estados de Consciência Suprema

 Acesso ao Maravilhoso

 A Sacralidade da Vida

 A Essência Divina

 A Vivência Mística

 Biodanza: Transformação do Indivíduo em Dança

 Autocontrole Evolutivo

 Dinâmica da Maldade e da Bondade

 Bibliografia

Obs.: Deverão fazer parte do Programa Vivencial deste tema, os exercícios específicos da Linha da Transcendência.

17 – Mecanismos de Ação da Biodanza

 Prefácio

 Expressão da Identidade

 Exercícios de Ação Integradora

 Ação da Biodanza sobre a Vitalidade e a Saúde

 Ação da Biodanza sobre a Sexualidade

 Ação da Biodanza sobre a Criatividade

 Ação da Biodanza sobre a Afetividade

 Ação da Biodanza sobre a Linha de Transcendência

 Mecanismos Neurofisiológicos

 Ação Terapêutica e Reabilitação Existencial

 Mecanismos de Ação sobre Grupos Específicos

 Diálogos Silenciosos induzidos pela Proximidade e o Contacto

 Ação sobre a Estrutura Sociocultural

18 – Educação Biocêntrica

Capítulo I: Educação Biocêntrica

 Conceito de Educação Biocêntrica

 Fins da Educação Biocêntrica

 Estrutura Teórica da Educação Biocêntrica

 Inteligência Afetiva

 Educação Biocêntrica e Imagem do Homem

 Aprender a Construir o Conhecimento

 Necessidade Social

 Enfoque Epistemológico da Educação Biocêntrica

Capítulo II: Biodanza como Mediação

 Biodanza como Mediação

 Educação Biocêntrica e Expressão de Potenciais

 O Corpo na Educação

 A Criança em Movimento

 Biodanza e Profilaxia

Capítulo III: A Criança

 Frederick Leboyer: Nascimento com Amor

 O Contacto Primal

 Arnold Gessel: Embriologia da Conduta

 A Deriva do Desenvolvimento Ontogenético

 René Spitz: Doenças por Carência Afetiva

 Rof Carballo: Integração Córtico-Diencefálica

 Jean Piaget: A Identidade e a Construção do Mundo

 Irenaus Eibel Eibesfeld: Etologia da Criança e da Família

 O Instinto e a Educação Biocêntrica

Capítulo IV: O Adolescente

 Crises de Identidade

 Características da Adolescência

 Iniciação e Ritos de Passagem

 Biodanza com Adolescentes em Situação de Risco

Capítulo V: A Criatividade e a Educação Biocêntrica

 A Criatividade da Criança

 A Criatividade a partir da Vivência

 Evolução do Desenho Infantil

Capítulo VI: Conteúdo Programático da Educação Biocêntrica

 Conteúdo Programático da Educação Biocêntrica

– Aplicações e Extensões da Biodanza

Advertência

Este tema tem por objetivo oferecer um panorama geral, mediante breves resumos sobre cada aplicação e extensão da Biodanza.

Os exercícios e músicas específicos para Extensões e Aplicações da Biodanza não devem introduzir-se no Programa do Curso de Formação de Professor de Biodanza, porque fazem parte dos Programas Específicos dos cursos específicos de habilitação nas Aplicações e Extensões da Biodanza.

Aplicações

 Biodanza para Crianças

 Biodanza para Idosos

 Biodanza para Casais

 Biodanza Familiar

 Biodanza para Mulheres Grávidas

 Biodanza nas Empresas

Aplicações Clínicas e Reabilitação Existencial

 Biodanza e Stress

 Biodanza para Doentes Psicossomáticos

 Biodanza para Doentes Mentais

 Biodanza para Doentes de Parkinson

 Biodanza para Doentes de Alzheimer

 Biodanza na Anorexia e Bulimia

 Biodanza para Deficientes Sensoriais

 Biodanza para Deficientes Motores

 Biodanza nos Transtornos Sexuais

 Biodanza para Toxicómanos

 Reabilitação Existencial

Extensões

 Projeto Minotauro

 A Árvore dos Desejos

 Missão Argonauta

 O Círculo dos Arquétipos

 Pressentimento do Anjo

 Dançar o I Ching

 Regresso de Dionísio

 Neoxamanismo

 Biodanza, Identidade e os Quatro Elementos

 Caminhos do Êxtase

 Biodanza na Natureza

 Biodanza Aquática

 Biodanza e Argila

 Biodanza e Massagem

 O Jardim do Paraíso

 Laboratório de Criatividade

 Biodanza e os Quatro Elementos

20 – Biodanza Ars Magna

 Todos Somos Um

 Arte da Vida

 Atuar Sobre a Parte Sã

 O Ato Íntimo de Curar

 Para uma Visão Integral do Homem

 Uma Terapia para “Doentes da Civilização”

 Fenomenologia: Modos de Sentir-se Doente

 Doenças Psicossomáticas

 Mecanismo de Adaptação ao Stress

 O Sistema Imunitário e as Emoções

 Biodanza e Doenças Psicossomáticas

 Referências

21 – Metodologia I (Semântica Musical)

 Modelo Teórico da Biodanza e Música

 Para uma Semântica Musical

 Música – Movimento – Vivência: Uma estrutura unitária

 Critérios de Selecção das Músicas para a Biodanza

 Exemplo Esquemático da Relação entre Emoção e Música

 Exemplos de Exercícios e Músicas em Relação ao Processo de Integração e as Linhas de Vivência

22 – Metodologia II (A Sessão de Biodanza)

 A Sessão de Biodanza

Significado Antropológico

Objetivo

Níveis

Demonstrações Públicas e Aulas Abertas

Duração

Estrutura

 Os Exercícios da Biodanza

Efeitos Fisiológicos

Exercícios Básicos e Exercícios Específicos

Classificação

A Explicação

A Música

 Estruturação da Parte Vivencial

Exemplos de Exercícios de Integração, Comunicação Afetiva e Comunicação, onde colocá-los na Estrutura da Vivência

Exemplos de Exercícios Específicos de Expressão dos Potenciais Genéticos

A Passagem de um Exercício ao outro

Ativação Final

23 – Metodologia III (A Sessão de Biodanza – Continuação)

 Sessões de Iniciação

 Exemplos de Estruturas de Vivências de Iniciação

 Sessões de Aprofundamento e de Radicalização das Vivências

 Intensidade da Vivência

 Exemplos das Estruturas de Vivências de Aprofundamento e de Radicalização nas Cinco Linhas

 Dificuldades e Erros Metodológicos

 Código para alcançar uma Lucidez Discriminativa que permita diferenciar o Sistema Biodanza de outras Propostas de Desenvolvimento Humano

24 – Metodologia IV (Curso Semanal e Maratona de Biodanza)

 Curso Semanal de Biodanza

Níveis

Cursos de Iniciação

Curso de Aprofundamento e Radicalização das Vivências

Duração

 Programa de um Curso Semanal de Biodanza

Objetivos Globais

Objetivos Específicos

Explicações Teóricas

Exemplos de Argumentos Teóricos para o Programa de um Curso Semanal de Biodanza

Sequência de Vivências

© Programa de um Curso de Iniciação

Parte Teórica

Parte Vivencial

Exemplos de Exercícios de Integração

Exemplos de Exercícios de Comunicação Afetiva, Regressão e Transe que podem ser incluídos no Programa de um Curso de Iniciação

Programa de um Curso de Aprofundamento e Radicalização das Vivências

Parte Teórica

Parte Vivencial

Exemplos de Exercícios Específicos de um Programa de Aprofundamento e Radicalização das Vivências

 Maratona de Biodanza

Níveis

Duração

Estrutura

25 – Metodologia V (O Grupo de Biodanza)

 O Grupo de Biodanza: Matriz de Renascimento

 O Grupo de Biodanza

 Funções do Grupo de Biodanza

 Integração do Grupo de Biodanza

 Primeiros Momentos

 Integração Orgânica de Base Afetiva

 Dinâmica do Grupo de Biodanza

 Atuar sobre a Parte Sã

 Sobre a Participação no Curso Semanal e o Superar dos Mecanismos de Defesa

 Função da Parte Teórica na Integração do Grupo

 Relato de Vivências

 Entrevista Individual

 Participação do Professor de Biodanza nas Sessões que dirige

 Atitude do Professor durante as Sessões que dirige

 Relação entre o Micro-Mundo Grupal e o Macro-Mundo Social

 Aspetos Experimentais e Fenomenológicos da Biodanza

26 – Metodologia VI

 Critérios de Avaliação do Desenvolvimento na Biodanza

27 – Metodologia VII

© Aprofundamento da Aprendizagem do Elenco Oficial dos Exercícios, Instruções e Músicas da Biodanza

PROGRAMA DE CONFERÊNCIAS

O Programa Único de Formação em Biodanza, inclui três Conferências ou Seminários. Cada Conferência terá uma duração de três horas. Os temas podem ser eleitos entre os que adiante se descrevem:

1 – Estrutura e Evolução do Universo

  • Carl Sagan: “Cosmos”.
  • Paul Davies: “Il Cosmo Inteligente”. Editora Arnaldo Montadori, 1988 – Milão, Itália.
  • Rolando Toro Araneda: “El Principio Biocéntrico”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • Ken Wilber, K. H. Pribam, F. Capra, M. Ferguson e outros: “O paradigma holográfico”. Editora Cultrix, 1982 – São Paulo, Brasil.

2 – Teorias sobre a Origem da Vida

  • Fritjof Capra: “La rete della Vita”. Editora Rizzoli, 1997 – Itália.
  • Rupert Sheldrake: “Una nueva ciencia de la vida. La hipótesis de la causación formativa”.
  • Rolando Toro y Cecilia Toro: “Morfogenesis biológica y Creatividad”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.

3 – A Vida

  • Rolando Toro Araneda: “Características universales de los seres vivos. Autopoyesis y autonomía”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • H. Maturana y F. Varela: “Autopoiesis e cognizione”. Editora Marzilio, 1985 -Veneza, Itália.
  • F. Varela: “Principles of Biological Autonomy”. Editora Elsevier North Holland, 1979 – Nova Iorque, EUA.
  • F. Varela: “Autonomie et Connoissance: Essai sur le vivant”. Editora Seuil, 1987 – Paris, França.
  • Henri Atlan: “Entre o cristal e a fumaça: ensaio sobre a organização do ser vivo”. Editora Jorge Zahar,1992 – Rio de Janeiro, Brasil.

4 – Do caos à ordem. Fractais

  • Ilya Prigogine: “¿Tan sólo una ilusión? Una exploración del caos al orden”. Editora Tusquets.S.A,1988 – Barcelona, Espanha.
  • E. Morin: “Introduzione al pensiero complesso. Gli strumenti per affrontare la sfida della complessita”. Editora Sperling & Kupfer, 1993. Milão – Itália.
  • E. Morin: “O Método” (3 tomos). Editora Publicações Europa América, 1997 – São Paulo, Brasil.
  • David Bohm: “La totalidad y el orden implicado”. Editora Kairos,1988 – Barcelona, Espanha.
  • Rene Thom: “Parábolas y catástrofes”. Editora Tusquets superinfimos 5, 1985 – Barcelona, Espanha.
  • Roger Lewin: “Complexidade: A vida no limite do caos”. Editora Rocco, 1994 – Rio de Janeiro, Brasil.

5 – Biodanza uma Nova Epistemologia

  • Rolando Toro: “Inversión de la estrategia epistemológica”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • Eugenio Pintor: “Biodanza una nueva epistemología”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Itália.
  • Foerster Heins von: “Nota para uma Epistemologia dos objectos vivos”. A Unidade do Homem, vol. II. Editora Cultrix, Universidade de Sao Paulo, 1974 – São Paulo, Brasil.
  • F Varela: “Scienza Tecnologia della cognizione”. Editora Hopeful Monster,1987 – Florença, Itália.

6 – Evolução da Imagem do Homem desde a Pré-história até aos Nossos Dias

  • Rolando Toro Araneda: “La imagen del hombre en la medicina y la antropología del siglo XX”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998, Chile.
  • Konrad Lorenz: “Evolución y modificación de la conducta”. Editora Siglo XX, 1971 – México.
  • Fritjof Capra y David Stundl Rost: “Pertenecer al universo”. Editora Talleres Gráficos, segunda edición, 1993 – Buenos Aires, Argentina.
  • Irenaus Eibl Eibesfeldt: “El hombre preprogramado”. Editora Alianza, 1983 – Madrid, Espanha.
  • Antonio R. Damasio: “El error de Descartes” Editora Andrés Bello, 1996, Chile.
  • Irenaus Eibl-Eibesfeldt: “Etología Humana. Le basi biológiche e cultural del comportamento”. Editora Bollati Boringhieri, 1993 – Turim, Itália.Rolando Toro Araneda: “Determinismo y libertad humana según algunos pensadores contemporáneos: Teilhard de Chardin, Heidegger, Sartre, Cioran y Jaspers”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.

7 – Temas de Psicologia Teórica para Serem Estudados

  • C. C. Jung: “Aplicação da teoria dos arquétipos na Biodanza”.
  • Wilhem Reich: “Sexualidade e repressão”.
  • Bion: “Categorias para compreender as linhas da psicopatologia”.
  • C. C. Jung: “Símbolos e transformação”. Editora Vozes,1986 – Petrópolis, Brasil.
  • Michel Maffesoli: “L’ombra di Dionisio. Una sociología de las pasiones”. Editora Garzanti, 1990 – Itália.
  • James Hillman: “Saggio su pan”. Editora Adelphi, Piccola Biblioteda, 1991 – Milão, Itália.

8 – Ética

  • James Hillman y Michael Ventura: “Cento anni di Psicoterapia e il mondo va sempre peggio”. Editora Garzanti, 1993, Itália.
  • James Hillman: “Paranóia”. Editora Vozes, 1993 – Petrópolis, Brasil.
  • Martin Buber: “El “yo” y el “nosotros”.
  • Rolando Toro y Carlos García: “Vivencia ética y conducta ética”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.

9 – Reabilitação Existencial

  • Rolando Toro Araneda: “Rehabilitación Existencial”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • Carl Sagan: “El mundo y sus demonios”. Editora Planeta, 1997 – Buenos Aires, Argentina.
  • Rolando Toro Araneda: “Clasificación de las terapias”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • Rolando Toro Araneda: “El retorno del Centauro Quirón”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.

10 – Motivações para Viver

  • Rolando Toro y Carlos García: “Análisis existencial según las líneas de vivencia. La existencia y sus configuraciones corporales”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • Rolando Toro Araneda: “Ontología del deseo”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • Diretor : Nuno Pinto Diretor Pedagógico: António Sarpe Coordenadora : Ana Maria Silva Pág 20/20

11 – Linguagem e Expressão

  • © Charles Darwin: “Expresión des emotions ches l’homme et les animaux”. Editora Reimvald,1987 – Paris, França.
  • © Rolando Toro Araneda y Marcelo Mur: “Función del lenguaje verbal en Biodanza”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • © Rolando Toro Araneda y Eliane Matuk: ” El lenguaje musical. Evolución cualitativa de la música de Biodanza”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998, Chile.
  • © Rolando Toro Araneda:”Los diálogos corporales”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.

12 – Antropologia da Dança

  • © Serge Lifar: “Editora Nueva Colección Labor, 1968 – Barcelona, Espanha.
  • © Roger Garaudy: “Danzar la Vida”. Editora Cittadella, 1970 – Itália.
  • © Rolando Toro: “Danza y Mito”. Editora de la International Biocentric Foundation, 1998 – Chile.
  • © Friedrich Nietzsche: “El nacimiento de la tragedia”. Editora Alianza, 1997